Apresentação 

O Projeto Museu Cidade Digital reúne em seu escopo várias propostas, todas elas interligadas e ao mesmo tempo independentes, proporcionando maior alcance às suas iniciativas. Trata-se da criação de uma plataforma digital. Este espaço on-line de longo alcance, permanência contínua e ferramenta oportuna para a difusão do conhecimento, hospedará documentários em vídeo especialmente produzidos pelos responsáveis do projeto, para registrar a história dos municípios do Estado de São Paulo.  

Objetivo

Para os pesquisadores do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, proponentes do Museu, o objetivo principal desta iniciativa é permitir o registro de histórias que poderiam se perder, mas, em especial, a partir deste registro, trabalhar o fortalecimento das relações de pertencimento entre os moradores e sua cidade. 

Justificativa 

A iniciativa se justifica em si, visto que ao produzir os documentários e viabilizá-los por meio tão acessível quanto a internet, o Museu Cidade Digital garantirá a guarda dos conteúdos e a propagação dos mesmos de maneira a proteger a história e a dinamizar as relações entre os povos de uma mesma localidade, no caso, o estado de São Paulo.